Tecnologia para contabilidade: comece por você!
Autor: conteudo | 14/10/2020A tecnologia é uma realidade mais que presente nas organizações e empresas. Se você ainda não é um adepto dele, é preciso urgentemente rever os processos organizacionais do seu negócio e começar a fazer as adequações necessárias.
No mercado contábil, por exemplo, é preciso observar de perto as transformações que vêm acontecendo. O contador tem que, cada vez mais, hoje, oferecer soluções ao empresário que sejam adequadas às suas necessidades.
O momento é de “inovação”. Quanto mais inovadora for a concepção do serviço contábil para uma empresa, maiores as chances de se resolverem problemas atuais, seja no fluxo de trabalho ou mesmo na gestão financeira.
A modernização das empresas faz parte desse processo inovador e é indispensável para um sucesso financeiro, seja por meio da automação de processos, dos relatórios personalizados com base em dados extraídos de softwares avançados ou utilizando-se de qualquer outra tecnologia.
Mas por onde começar? É o que vamos responder no próximo tópico.
Sua empresa é exemplo em tecnologia?
O start de tudo isso – o processo de implementação de tecnologia no fluxo de trabalho – deve ser dado em um lugar específico: dentro do seu escritório de contabilidade. Sim, os profissionais devem estar atentos ao mercado e serem os seus “primeiros clientes testados” em relação à novas tecnologias.
Essa prática pode ser fundamental para que você consiga exercer autoridade no assunto e comprovar resultados. Já falamos em outro artigo que não adianta você querer dar algo ao seu cliente que seu próprio escritório não tem.
Leia nosso artigo sobre contador-consultor
E não é apenas para testar, tornar o seu ambiente de trabalho moderno antes de oferecer isso aos clientes pode resultar em vantagens reais para você. Uma delas, e das mais importantes, é a redução de custos.
Ao contratar uma empresa de tecnologia com sistema próprio, você consegue economizar em, no mínimo três áreas: Infraestrutura; Segurança de Dados; Locomoção. Como isso funciona? Veja só:
Infraestrutura – Com a contratação de softwares modernos para auxiliar na gestão você reduz os custos de manutenção do sistema, de maquinários e com profissionais de TI a zero, pois a responsabilidade fica sobre a empresa contratada.
Segurança de dados – Seu escritório contábil não vai mais precisar se preocupar com gastos para manter a segurança dos seus dados. A empresa contratada também fica responsável por isso.
Locomoção – Como a tecnologia é possível que problemas sejam resolvidos remotamente, dados sejam extraídos sem a presença do contator em, muitas vezes, algum local distante. Isso reduz os custos de locomoção e deslocamento.
Hora da prática
Feitas todas as implementações tecnológicas no seu negócio e os resultados sendo comprovados, é hora de oferecer isso aos clientes. Você agora já sabe e confia na gestão automatizada e pode recomendar a eficácia desse modelo de atuação.
É hora de sentar e ver quais são os reais problemas e ser um agente solucionador para o seu cliente. Mais do que estar atento somente às finanças, é preciso identificar onde estão os erros de gestão e como a tecnologia pode ajustar os problemas.
Os empresários hoje precisam de alguém de confiança, na verdade sempre precisaram, mas atualmente está mais clara a importância de alguém assim. E o contador pode ser o profissional tão procurado. Um braço direito que aponte os problemas e indique a melhor tomada de decisão.
Por isso a importância da experimentação prática daquilo que vai ser recomendado. Tem propriedade no assunto é importante para conquistar a confiança do seu cliente, ainda mais quando o tema é pautado em transformações e adequações à novas formas de trabalhar.
Gostou do nosso artigo? Estamos sempre disponíveis para você se tiver alguma dúvida sobre gestão.
Até a próxima!