5 dicas para você pagar menos impostos na sua empresa
Autor: conteudo | 27/06/2022Não há quem não reclame da pesada carga do regime tributário do nosso país, que indubitavelmente fica com uma parcela muito considerável de tudo que produzimos. Por isso, alguns empresários se veem na tentação de buscar caminhos alternativos para burlar o pagamentos desses impostos.
Porém, saiba que é perfeitamente possível buscar formas legais para pagar menos impostos de empresas. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e veja.
1. Enquadre a empresa adequadamente
Antes de tudo, a empresa deve contar com uma boa gestão interna e uma boa contabilidade para fazer uma comparação entre os regimes do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real.
A partir disso será possível realizar uma simulação e entender quais impostos são necessários serem pagos por aquele negócio. Muitos empreendimentos pagam mais tributos do que deveriam simplesmente por falta de uma boa gestão interna, responsável por gerar informações confiáveis para uma análise mais criteriosa do regime tributário adequado.
2. Analise os benefícios fiscais
Depois de fazer a análise do regime tributário, o contador da empresa deverá verificar os benefícios fiscais previstos nas operações realizadas.
Sendo assim, deve-se observar se houve o cadastro corro em seu sistema das operações com substituição tributária do ICMS, se há hipótese de isenção ou diferimento do ICMS (para fins de exclusão do % do ICMS do DAS), bem como se há situações de saídas de produtos monofásicos (casos em que ao estabelecimento comercial é aplicada alíquota zero de PIS/COFINS, também excluindo os percentuais correspondentes do DAS).
3. Verifique as alíquotas
No caso dos produtos comprados pela empresa, a gestão deve se atentar à cotação de preços, sempre verificando se a mercadoria adquirida não ultrapassa os 40% de seu conteúdo em importação.
Neste caso, a mercadoria virá com alíquota de 4% de ICMS, na qual as empresas encaixadas no Simples Nacional não terão direito ao crédito do valor e ainda precisarão recolher a diferença de alíquota (alíquota do estado – 4%), acarretando assim um grande aumento da carga tributária.
4. Avalie dividir a empresa
Para negócios de grande porte existe ainda a opção de repensar a estrutura empresarial. De que forma? Bom, isso poderia ser feito realizando a divisão do objeto da empresa em um conjunto de empreendimentos responsáveis por cada fase, com regimes tributários mais interessantes para cada uma delas, gerando ganhos em uma ou mais fases.
Além disso, profissionais liberais, que costumam emitir recibos tributados de IR, já podem se associar em empresas enquadradas no Simples Nacional com uma alíquota reduzida.
5. Diminua o pró-labore
Agora para empresas enquadradas no Lucro Real diminuir o pró-labore e implantar a distribuição de lucros isentos aos sócios poderá economizar até 47,5% sobre os valores retirados.
Essa distribuição pode ocorrer a qualquer tempo, desde que haja cláusula contratual específica abordando essa possibilidade e os lucros sejam comprovados mediante balancete de suspensão e redução de tributos (balancete mensal na opção do lucro real anual).
Como vimos até aqui, existem opções disponíveis para diminuir os impostos pagos por uma empresa, independentemente do seu regime tributário. Porém, elas só irão funcionar caso o empreendimento tenha uma boa assessoria contábil cuidando dessa gestão e fornecendo um planejamento adequado.
Conte com a Accord para fornecer as melhores soluções contábeis para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais.