Grupo Accord | Integrando soluções

É verdade que toda empresa precisa de um contador?

A resposta mais curta é sim. Como se já não bastasse todas as obrigações legais na abertura e dia a dia de uma empresa, existe mais um item que respalda a presença de um contador em todo negócio: a lei.

Portanto, se você está pensando em abrir um novo negócio, não esqueça de contar com a presença do contador. Vamos explicar abaixo todos os motivos para fazer isso.

O que diz a legislação?

O artigo 1.179 do Código Civil diz que:

“Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

A lei deixa bem claro que a escrituração contábil da empresa, além de uma gama de obrigações acessórias e a “negociação”, devem ficar sob responsabilidade de um contador legalmente habilitado, com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 

Os únicos isentos dessa obrigatoriedade são os Microempreendedores Individuais (MEIs). Isto acontece pois já são recolhidos impostos deles a partir de contribuições fixas mensais, independente de quanto faturou, desde que dentro do limite legal para o enquadramento.

Quais problemas uma empresa pode ter se ficar sem contador?

Existem algumas situações que podem ser evitadas se a empresa estiver amparada por um contador, esquivando-se de ter complicações como:

Formação de dívidas

Para uma empresa estar dentro da lei ela necessita pagar alguns tributos, sendo estes correspondentes à sua função, tamanho e espécie e que podem ser bastante complexos.

Portanto, caso alguma dessas taxas não sejam pagas, a instituição entra em débito com os órgãos públicos. Além de gerar dívidas, essa situação ainda impede diversas transações que exigem certidões negativas de contas.

Problemas de legalidade

Outra exigência vinda dos órgãos públicos é de que toda empresa precisa manter guias de pagamento, contrato social, declarações, balanços e livros contábeis. O não cumprimento dessas exigências resulta em um negócio irregular

Sendo assim, para evitar essas complicações existe o contador, que possui o papel de conhecer e saber como funcionam todos esses procedimentos.

Baixo crescimento 

Geralmente os empresários estão focados nas atividades da empresa e na sua execução, essa é a função deles, porém os afasta de outras exigências legais e administrativas. Assim, cabe ao contador analisar o desempenho do empreendimento, gestão de riscos e desenvolvimento financeiro.

Essa análise é benéfica para a tomada de decisões dentro do negócio, pois, caso não haja esse olhar especializado, alguns erros podem ser cometidos, atrasando o ritmo de crescimento da empresa.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre contabilidade, auditoria, advocacia e empresariado.