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Início de ano, novas oportunidades, novos clientes

Ei, psiu! Você mesmo, vendedor. A gente sabe que mais um ano está se iniciando e com ele vários desafios vêm aí. A gente também sabe que você pretende vender mais em 2021, certo? Então diz aí pra gente: qual é o plano? 

Se no ano de 2020, com tudo que aconteceu, o saldo das suas vendas foi positivo. Uau! Queremos a receita para esse sucesso. Mas se como na maioria dos casos, poderia ter sido melhor, temos uma conversa por aqui. 

Não há dúvidas que foi desafiador sobreviver de vendas esse ano, mas é preciso correr atrás do prejuízo. Lucrar o que não se lucrou até aqui, vender, vender e vender. Alcançar novos clientes é um passo importante para isso. Mas como você vai conseguir? 

Existem algumas coisas que nós acreditamos que são fundamentais para conseguir chegar o mais perto possível dessas metas: organização de processos. Sem processos, você pode até crescer, mas de forma desordenada e sem um aparato que vai lhe dizer como continuar crescendo.

Você vai concordar com a gente que não dá pra confiar sempre no feeling, não é mesmo? 

Além disso, o ano está começando e por que não começar a todo vapor? Existe um mar de clientes que você nunca atendeu, pessoas que estão em busca do seu produto e você deve ser a voz do convencimento

Vamos agora a algumas dicas importantes para o processo de vendas ser um sucesso em 2021. 

Reveja sua estratégia de processos e abordagem

Onde você é bom? Onde pode melhorar? Seus argumentos são convincentes? Seu produto está sendo vendido do jeito certo? A propaganda é a melhor? E por último, mas não menos importante: sua comunicação fala efetivamente com o cliente

Ao tentar efetivar uma venda por telefone, email, ou mesmo pessoalmente, é preciso falar a língua que o cliente fala. E não estamos falando de idioma. Os seus argumentos precisam ir de encontro às dores do cliente, você precisa se demonstrar indispensável naquele momento.

Ter traçado quem é exatamente o seu público, vai fazer com que esse processo seja mais fácil e eficiente. É o que chamamos de definição de buyer persona. A gente sabe que nesse artigo estamos falando com os colegas vendedores, mas se você, do time de marketing está lendo isso: defina as buyer personas com exatidão

Caso contrário você será responsável por um resultado inferior ao esperado. Um bom time de vendas pode até fazer milagres, mas é por tempo limitado. Então forneça o material correto para que as vendas sejam feitas e defina os pontos principais da estratégia. 

Prospectando com sucesso

Agora queremos falar novamente com os vendedores, ok? Amigos, exijam bons leads para que o time comercial feche com chave de ouro a venda. Mas para isso, é preciso que vocês realmente estejam afiados para vender. 

Conseguir bons leads, no entanto, tem sido uma dificuldade das empresas de nível mundial. Em uma pesquisa anual da Forbes sobre os principais desafios do ano para inside sales, a revista divulgou que o desafio eleito como número um entre as 200 empresas consultadas foi: Quantidade de leads.

Se esse é um problema geral, também sejam mais pacientes com quem fornece esses leads para vocês. Pode ser que a equipe de performance ou a agência contratada esteja dando o máximo, então é aguardar os resultados. 

Então que tal começar a rever o funil de vendas e toda a estratégia para ajudar os colegas a desempenharem melhor ainda seu papel? Ah, ainda há a possibilidade de você trabalhar nesse começo de ano com leads que não converteram no fim de 2020.

Como que ficou o seu funil de vendas no fim do que se passou? Sabemos que o fim de ano costuma ser de baixa conversão em relação às vendas. Portanto, o primeiro passo é analisar quais desses leads podem ser aproveitados para uma nova tentativa de venda. Afinal, quantos desses leads te disseram para você procurá-los em janeiro, não é mesmo?

Conclusão

O fato é que trabalhar com vendas é uma questão complicada, cheia de variáveis. Mas é possível dar o melhor nessa nova etapa e correr atrás do que não foi alcançado em 2020. Vamos começar com tudo, organizando processos e alinhando estratégias. 

Com muito trabalho, esse ano será melhor para todos nós. E se precisar da Accord, conte com a gente. O ano é novo, mas ainda mantemos a tradição do prazer em ajudar. 

Até a próxima!