Como não quebrar a sua empresa
Autor: conteudo | 02/08/2021Provavelmente você já percebeu o quanto o empreendedorismo virou uma palavra-chave nos últimos anos. Mas não basta ter uma boa ideia e abrir o seu negócio, mantê-lo em pleno funcionamento é a parte mais difícil.
De acordo com um levantamento feito pelo do IBGE, seis em cada 10 empresas que foram abertas em 2012 fecharam as portas em até 5 anos. Dados assim nos dão uma dimensão do desafio que é manter um negócio lucrativo.
Mas como não quebrar a sua empresa? Será que existe uma fórmula mágica? Infelizmente não, já que os fatores para a falência são diversos, porém algumas ações específicas podem contribuir para o bem-estar do seu negócio. Confira no texto abaixo.
Por que as empresas quebram?
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também realizou o próprio estudo sobre o empreendedorismo no Brasil. Eles verificaram que durante a pandemia, os microempreendedores individuais foram os que tiveram mais dificuldade para manter os lucros.
A pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020) entrevistou diversos empreendedores para descobrir quais os motivos que os levaram ao fechamento da empresa, os três principais foram:
1. Pandemia: 40%
2. Falta de capital de giro: 22%
3. Baixo volume de vendas e falta de clientes: 20%
Ainda entre os entrevistados, 34% dos acreditam que o acesso a crédito bancário poderia ter evitado o fechamento. Apenas 7% desse grupo conseguiram obter crédito junto ao banco.
Principais erros de empresas iniciantes
Mesmo sem fórmula mágica, existem alguns erros comuns que levam ao fim de uma empresa, como uma má gestão, a ausência de controle financeiro e falta de planejamento. Vamos falar sobre eles a seguir.
Ausência de planejamento
Esse é provavelmente o erro nº 1 de um empreendedor iniciante. Antes mesmo de tirar a empresa do papel é preciso planejar a sua estrutura, modelo de negócios, quantidade de funcionários e diversos detalhes que podem ser deixados de lado.
O planejamento é algo que deve ser feito logo no início, mas também em toda a vida útil de um negócio, assim você garante saber os objetivos da sua empresa e como alcançá-los.
Todos os especialistas em empreendedorismo concordam que estabelecer um plano de negócios consistente e detalhado é primordial para ter sucesso em uma empresa. Nele estará relatado o nome do negócio, descrição de produtos e serviços, valor do investimento, ações de marketing, estudo da concorrência e mais.
Esquecer do contador
Para economizar custos, é comum que alguns empreendedores optem por tentar fazer a contabilidade do seu negócio sozinhos. Isso é uma fórmula certa para garantir uma baita dor de cabeça.
Contratar uma assessoria contábil experiente é necessário para legalizar a sua empresa. O contador atua de forma a formalizar o seu negócio, identificando todas as taxas necessárias e os pormenores tributários.
Em textos anteriores do nosso blog, nós já explicamos o papel de uma boa consultoria em gestão financeira para a empresa, além dos benefícios e vantagens de uma assessoria contábil especializada para o gerenciamento de um negócio.
Má gestão
A gestão empresarial não é uma tarefa fácil, sendo um trabalho que requer muita atenção, dedicação e esforço. Por isso, um dos principais erros aqui é não conseguir delegar tarefas.
O gestor pode pensar que tudo deve ser feito por ele, já que é o seu negócio. Mas contar com profissionais capacitados é um dos grandes trunfos de uma empresa, assim as tarefas são distribuídas para pessoas que conseguem dar conta delas e otimizam os processos.
Empresas que buscam contratar profissionais mais baratos achando que vão lucrar, acabam prejudicando o seu negócio. O ideal é ter colaboradores com funções bem estabelecidas e ganhando um valor justo em relação ao mercado.
Dicas para não quebrar a sua empresa
• Esteja sempre atento à saúde financeira do seu negócio. Para isso, uma assessoria contábil especializada é fundamental.
• Faça do seu contador um aliado da gestão, procure-o para tirar dúvidas e pedir sua opinião sobre todo assunto que julgar importante.
• Separe a conta da empresa e das suas despesas pessoais.
• Estude e se atualize sempre. Busque informações sobre o seu negócio e fique de olho na concorrência também.
• O pós-venda é o que fideliza os clientes, por isso invista em estabelecer uma boa relação com eles.
• Treine sua equipe e faça com que eles tenham sempre conhecimentos atualizados.
Nós nos preocupamos com o seu negócio. Entre em contato com o Grupo Accord e saiba mais sobre como conduzir uma boa gestão empresarial. Até a próxima!