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Como me tornar um líder de excelência nos dias de hoje?

líder

O mundo está mudando cada vez mais rápido, e no que compete às empresas, novas e diferentes exigências aparecem diariamente. Seja nas questões da sustentabilidade, governança, humanização do ambiente de trabalho e até na entrega de resultados, sendo que muitas caem nas mãos do líder.

Por conta disso, a carga exigida de um gestor acaba aumentando também. Assim, se essa pessoa não tiver um bom perfil de liderança, ela não irá conseguir progredir em meio a esses desafios.

Mas como se tornar um líder de excelência em meio a tantas exigências? É o que falaremos a seguir. Acompanhe. 

O papel do líder

A liderança obviamente tem um papel fundamental no objetivo de permitir à empresa atingir os seus objetivos. Para isso, o líder precisa desenvolver um modelo de gestão bem estruturado, além de eficiente.

Mas antes de falar mais sobre isso, vamos responder a questão: o que é liderança? Segundo James C. Hunter, autor do livro “O Monge Executivo”, a liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. 

Portanto, seria papel do líder mobilizar as pessoas à sua volta e que estão sob sua liderança, de modo atingir um conjunto previamente de objetivos estabelecidos, fazendo isso de forma ética e sustentável.

Modelo de gestão para um líder

Dessa forma, a fim de mobilizar essas pessoas em um propósito comum, o líder precisa saber como atingir esse fim. Ele pode fazer isso utilizando uma sistemática de trabalho para ter sucesso. 

Um bom modelo de gestão deve ser baseado em pelo menos três pilares. Veja mais sobre cada um abaixo. 

Autogestão

Um dos erros mais comuns em gestão é não definir um pilar para sustentar as principais atividades do seu trabalho. O líder deve criar uma estrutura metodológica clara para gerir não só o projeto em geral, mas também aquelas tarefas que competem só a ele.

A falta dessa autogestão deixa o líder sem consistência em seu trabalho e muito suscetível aos problemas do dia-a-dia. Isso pode fazer com que o gestor deixe de realizar tarefas importantes do projeto para ajudar a solucionar problemas que não deveriam ser prioridade no momento.

Gestão da Equipe 

O segundo pilar de uma boa gestão é o desenvolvimento da equipe de funcionários, pois através deles os trabalhos são executados e os resultados são atingidos. 

Por isso, o líder deve se preocupar em conhecê-los e criar um relacionamento de confiança, o que será fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

Gestão do Negócio 

Neste terceiro pilar estão todas as ações que constituem e melhoram cada uma das etapas do negócio em que se trabalha. Aqui queremos focar nos três principais componentes dessa gestão:

  • Clientes: o líder precisa conhecer as necessidades dos seus clientes externos (aqueles que compram os produtos ou serviços que a empresa vende), bem como conhecer as necessidades dos internos (os que recebem os serviços da área que você trabalha). O objetivo deste componente é atender as reais necessidades, conforme as demandas.
  • Processos: todo conjunto de ações dentro do âmbito organizacional que visam atender um determinado objetivo. Todo processo consiste em três etapas: Entrada, Processamento e Saída. Para cada ação precisa existir uma transformação. Conhecer os processos chave e torná-los enxutos é fundamental para uma boa gestão. 
  • Tecnologia: reduzir custos, melhorar a produtividade, tornar os processos mais ágeis, melhorar a qualidade, melhorar a interação com os clientes. Todas essas ações são possíveis com investimentos em tecnologia e permitem que as organizações sejam mais competitivas. 

Dessa forma, o que pudemos ver é que um bom líder precisa utilizar um robusto modelo de gestão que atenda as necessidades dos vários stakeholders envolvidos no negócio em que atua. Por isso, não tenha medo de usar esses pilares para construir o seu modelo e garantir um empreendimento de sucesso.