Como a contabilidade consultiva pode ajudar uma empresa em crise?
Autor: conteudo | 17/01/2022Tempos de instabilidade financeira fazem com que os negócios se diversifiquem cada vez mais, buscando alternativas para manter o bom funcionamento da empresa diante das incertezas causadas pela crise.
Uma das melhores formas de encarar os cenários financeiros diversos que o mercado oferece é investir na contabilidade consultiva. Continue a leitura e veja de que maneira isso acontece.
O que é contabilidade consultiva?
O trabalho de um contador perpassa por uma série de dados fiscais e informações contábeis, certo? Mas isso não significa que ele precisa se restringir a recolher documentos, tratar de guias de impostos e fazer toda a escrituração contábil.
Essas são apenas algumas das funções úteis para uma empresa, porém existem muito mais. A consultoria contábil-consultiva representa um modelo de negócio em que o contador trabalha junto de seus clientes, oferecendo uma visão estratégica dos dados a que ele tem acesso.
Assim, o contador-consultor usa seus conhecimentos para ajudar o cliente a entender melhor o seu negócio, contribuindo para aperfeiçoar os planejamentos da empresa e apoiar sua jornada de crescimento.
Vantagens da contabilidade consultiva em tempos de crise
Diante de um cenário de crise, o contador-consultor atua de forma a ser um agente de transformação e gerenciamento. Ele pode fazer a análise da situação, traçando tanto medidas preventivas quanto paliativas, a fim de manter o máximo de integridade da empresa.
Além disso, é preciso entender quais as perspectivas do negócio através dos dados financeiros e contábeis, que ajudam a avaliar os impactos sofridos durante o período de instabilidade financeira.
Outros benefícios que a contabilidade consultiva trás incluem:
- Melhora no planejamento a curto e longo prazo;
- Assertividade na precificação;
- Mensuração e racionalização dos custos de produção e tributário;
- Aprimorar a capacidade de competitividade da empresa.
Este artigo te ajudou? Compartilhe essa informação! Em breve voltaremos com mais conteúdos sobre contabilidade, auditoria, advocacia e empresariado.