Outubro Rosa: Prevenção e cuidados importantes com câncer de mama
Autor: conteudo | 01/10/2020É chegado o mês de outubro e com ele inicia-se mais um ano da campanha Outubro Rosa. Essa campanha anual, realizada mundialmente, alerta à sociedade sobre os perigos do câncer de mama e da importância da prevenção do mesmo.
Por meio da disseminação de dados, essa campanha colabora para o maior entendimento sobre a saúde das mulheres. Sendo assim, mobiliza milhares de pessoas a olharem com mais atenção à causas como o direito ao atendimento médico e suporte emocional às pessoas acometidas pela doença.
Durante este mês especificamente, é que muitas empresa resolveram abordar o tema de maneira mais efetiva junto ao seu quadro de funcionários.
As mulheres são encorajadas a realizarem seus exames de prevenção, por exemplo, o que é fundamental para diagnosticar algum problema logo no início.
O câncer de mama no Brasil está no top 3 dos mais incidentes, e esses números devem permanecer assim até pelo menos 2022, é o que revela pesquisas.
Só em 2018 foram 2,1 milhões de novos diagnósticos, com aproximadamente 627 mil mortes em todo o mundo.
A causa é séria e os cuidados devem ser redobrados não apenas nesse período, mas sempre que possível.
Toda mulher deve se cuidar, marcar exames de rotina, se assídua em suas consultas para identificar potenciais problemas e tratá-los sem maiores traumas.
O que é o câncer de mama?
Podemos definir como um tumor maligno que ataca o tecido mamário e que se desenvolve quando ocorre uma alteração em apenas alguns trechos das moléculas de DNA.
Mas os fatores que ocasionam o câncer de mama podem ser vários, divididos em 3 categorias, sendo eles: genéticos, comportamentais, reprodutivos e hormonais.
Fatores comportamentais:
- Sedentarismo;
- Obesidade e sobrepeso;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Exposição constante a raios X.
Fatores reprodutivos e hormonais:
- Primeira menstruação antes dos 12 anos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter tido filho;
- Menopausa após os 55;
- Ter feito reposição hormonal após a menopausa.
Fatores genéticos:
- História familiar de câncer de ovário;
- Histórico de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
- Caso de câncer de mama em homens na família;
- Alteração genética nos genes BRCA1 e BRCA2.
Previna-se e fale sobre isso
Para prevenir o câncer de mama, você pode começar com o autoexame, que é um dos passos mais importantes para essa etapa.
Realizando esse toque em você mesma a cada 20 dias para identificar a aparição de nódulos, alteração na pele ou saída de secreção. Mas é importante que esse exame seja feito cerca de 5 dias após a menstruação.
Além do autoexame, é importante que mulheres com mais de 50 anos realizem mamografia de rastreamento. Esse exame permitirá, por exemplo, encontrar algum problema em sua fase inicial, o que torna muito mais fácil o tratamento com chances de cura em 95%.
Algumas práticas também são saudáveis e ajudam a prevenir o câncer de mama. Listamos algumas para você:
- Prática de exercícios físicos;
- Alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar bebidas alcoólicas.
Nós, da Accord, trabalhamos constantemente na disseminação de informação dentro da empresa. Então buscamos incentivar que todas as mulheres façam seus exames e cuidem de si mesmas.
Além disso, sempre criamos campanhas para falar disso abertamente e subsidiar nossas colaboradoras com todo apoio necessário.