A importância da advocacia empresarial
Autor: conteudo | 08/09/2022A sua empresa possui o auxílio da advocacia empresarial ou de uma assessoria jurídica? Esse profissional, entre outras coisas, atua de forma preventiva e corretiva em momentos decisivos, ajudando a imagem da sua organização.
É por isso que neste artigo iremos falar sobre a importância de contar com a advocacia empresarial para garantir o sucesso do seu negócio. Acompanhe.
O que é advocacia empresarial?
Consideramos a advocacia empresarial como um ramo jurídico que oferece orientação e suporte para as empresas. Sua atuação pode ser tanto no âmbito das ações judiciais ou processos administrativos, quanto na orientação diária do negócio.
Portanto, o advogado empresarial trabalha para evitar processos trabalhistas, ajudar a organização a se manter em ordem diante de todas as suas obrigações legais, orientar juridicamente o empresário em inúmeras situações e mais.
Como o advogado pode atuar em uma empresa?
Como vimos no tópico anterior, o advogado empresarial possui muitas funções dentro de uma organização. Vamos falar aqui sobre as principais.
Abertura de uma empresa
Começar um negócio do zero requer a reunião de inúmeros documentos, registros e autorizações de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, entre outros. Portanto, o advogado se torna o responsável pela organização desses requisitos.
Auxílio em questões que envolvam a legislação trabalhista
Uma boa assessoria jurídica pode ajudar a empresa a evitar ações trabalhistas na Justiça, tanto com funcionários da casa quanto com ex-funcionários insatisfeitos, ou mal intencionados. Para isso, o advogado vai atuar em duas frentes: realizando tanto um trabalho preventivo quanto corretivo.
Prevenção e análise de contratos
Por ser um profissional qualificado, o advogado empresarial pode avaliar e indicar condições justas para ambas as partes interessadas para que o contrato possa ser fechado. Assim, reduz-se custos e evita-se riscos de golpes.
Controle tributário
Quando se trata de organizar os tributos de uma empresa, não só o contador deve atuar, mas também o advogado da empresa. Ele pode ajudar a maximizar o lucro com a diminuição do pagamento de tributos, de acordo com a lei. Esse profissional ainda auxilia a encontrar a melhor estratégia para evitar possíveis conflitos com órgãos fiscalizadores.
Quais as vantagens em contratar um advogado empresarial?
Independentemente do setor, ou do porte da empresa, um suporte jurídico é valioso para o futuro de qualquer negócio. Principalmente por conta dos seguintes benefícios:
- Ajuda os gestores a tomarem melhores decisões: ter uma orientação de um advogado capacitado pode enriquecer o processo de tomada de decisões, olhando justamente pelo lado da Legislação, o que evitará problemas no futuro.
- Economiza em impostos: o advogado empresarial se torna responsável pelo planejamento tributário da empresa para que possa sugerir o enquadramento ideal. Com isso, a carga de tributos é otimizada, onerando menos o negócio.
- Reduz o risco com ações judiciais: contratos, tributos e até a realização de boas práticas de qualquer negócio devem passar por uma análise jurídica para que o dia a dia da empresa não esbarre na legislação.
- Reduz o risco de aplicação de sanções administrativas: toda empresa passa pela fiscalização de órgãos públicos e a advocacia empresarial trabalha a fim evitar que a organização seja autuada e passe pela aplicação de sanções administrativas.
- Ajuda na imagem da empresa: casos de ações judiciais ou sanções administrativas podem prejudicar a imagem de um negócio, o que leva a perda de clientes e consumidores. O suporte jurídico correto evita esses problemas, contribuindo para uma melhor reputação da empresa.
Gostou do nosso artigo? Conte com a Accord para encontrar as melhores soluções em advocacia empresarial para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais.