O que é direito empresarial e qual é a sua importância?
Autor: conteudo | 23/03/2022Podemos considerar o direito empresarial como uma seção fundamental do Direito Brasileiro. Ele atua diretamente sobre obrigações e direitos das pessoas jurídicas e diferentes sociedades empresariais.
Mas como isso impacta no dia a dia dos empreendimentos, seus sócios e colaboradores? É isso que você verá a seguir, continue a leitura e confira.
O que é direito empresarial?
A área das ciências jurídicas especializada em lidar com os aspectos legais relacionados às pessoas jurídicas e empresas em geral é aquilo que chamamos de direito empresarial, um ramo do direito privado.
Os advogados e escritórios dessa área são os mais indicados para lidar com questões relacionadas à garantia de que os empreendimentos estão operando de acordo com o que diz a lei. Por isso, é importante que as empresas escolham consultores jurídicos capacitados para lidar com este setor.
Entre as incumbências do direito empresarial, estão:
- Regulamentação e definição das sociedades;
- Relações de deveres e obrigações entre os sócios;
- Elaboração, alteração e execução de contratos;
- Regulamentação, registro, transmissão e negociação de propriedade intelectual empresarial;
- Regulamentação dos títulos de crédito emitidos pelas empresas.
Atuação do direito empresarial
Existem diversos ramos de atuação no direito empresarial, confira os principais.
Regularização da situação dos negócios
A abertura e manutenção de uma empresa perpassa por processos cheios de burocracias, o advogado empresarial atual de forma a facilitar esses procedimentos para o empreendedor, evitando problemas de ordem legal.
Para realizar a abertura de uma empresa é preciso passar por questões como:
- Consulta para ver se já existe outra razão social de mesmo nome;
- Elaboração do contrato social e subsequente obtenção de CNPJ, e inscrição na junta comercial do seu estado;
- Emissão do alvará municipal de funcionamento;
- Demais autorizações específicas para diferentes modelos de negócio.
O advogado empresarial atua de maneira ativa em todos estes processos, solucionando eventuais dúvidas e até ajudando o empreendedor a reunir todos os documentos necessários para a abertura da empresa.
Tipos de Sociedade
Outra atribuição do direito empresarial é a definição dos tipos de sociedade que podem ser feitos na iniciativa privada, estabelecendo quais as características de cada uma destas associações.
Assim, a função do advogado empresarial nesses casos é orientar os empreendedores sobre qual tipo de sociedade é o mais indicado para as características que os sócios desejam para a empresa, bem como a definição das obrigações e responsabilidades de cada acionista neste negócio.
A consultoria jurídica faz com que os sócios escolham a modalidade mais adequada de sociedade, permitindo um crescimento saudável e juridicamente seguro do empreendimento.
Compra e venda de empresas
Outro processo legal burocrático é quando uma pessoa física ou jurídica vai adquirir todo ou parte das ações de outros empreendimentos. Para garantir que os procedimentos documentais e legais estão sendo seguidos é importante contar com o suporte de um especialista em direito empresarial.
O mesmo vale para quem deseja vender o seu empreendimento ou a parte de sua sociedade a um terceiro, já que precisa garantir que a compra seja feita de forma legal e com benefícios para ambos os lados.
O contrato de compra/venda e os documentos da negociação devem seguir o que determina a legislação do direito empresarial para evitar abusos de ordem econômica, patrimonial ou contábil entre os agentes e até mesmo para coibir fraudes que possam acontecer durante estes processos.
Falência e Recuperação Judicial
O direito empresarial também entra em ação quando uma empresa vai à falência, justamente para definir de que maneira este empreendimento deixará de operar.
Há uma boa chance de haver grandes dívidas e credores que precisam ter seus compromissos financeiros honrados, além de funcionários que podem ter direitos trabalhistas a receber. Há ainda a questão do patrimônio da massa falida que precisará ser destinado à finalidade adequada, de acordo com a lei.
Em casos de recuperação judicial, fica de responsabilidade do direito empresarial determinar de que maneira o empreendimento continuará operando durante o período extraordinário.
Negócios com o setor público
No caso de empresas que participam de licitações, pregões ou chamadas públicas, o direito empresarial entra para definir de que maneira devem ser levadas a cabo as relações entre o empreendimento da iniciativa privada e os entes públicos.
O advogado empresarial atua de forma a proteger a integridade patrimonial e legal da empresa privada, bem como proteger o interesse público e a lisura de todos os processos de negociação que possam ser feitos a partir de processos licitatórios ou compras especiais com dispensa de licitação.
Isso é estabelecido a fim de evitar fraudes e sanções indevidas para os empreendimentos e seus sócios, além de zelar pelo bom uso do dinheiro público de acordo com o que define a lei.
Atuações do advogado empresarial
Além das funções mencionadas do direito empresarial, ainda há outras incumbências que podem ficar a cargo do advogado especialista desse setor dentro de uma empresa. Algumas das principais incluem:
- Elaboração dos contratos de negociações;
- Auxiliar na captação de recursos com sócios e investidores;
- Definição das operações societárias;
- Elaboração de contratos com parceiros internacionais;
- Garantir o cumprimento da regularização trabalhista;
- Orientando sobre decisões mediante a legislação vigente;
- Garantir a segurança jurídica da empresa.
O direito empresarial atua principalmente de forma a garantir mais segurança para todas as operações envolvendo as empresas. É indispensável para você que é empreendedor!