Grupo Accord | Integrando soluções

Marketing e contabilidade

O desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing contábil vem ganhando cada vez mais destaque com empresas da área. Mas você sabe o porquê? E como realizar esse planejamento da melhor maneira?

Confira neste artigo como aplicar uma boa estratégia de marketing no seu escritório de contabilidade.

O que é marketing contábil?

Consideramos como marketing contábil o conjunto de estratégias de venda e divulgação de uma empresa de contabilidade. O seu principal objetivo é criar autoridade, visibilidade e ampliar a atuação da sua marca.

A elaboração de uma boa estratégia de marketing contábil envolve unir um conjunto de elementos, que incluem:

  • Criação: parte conceitual do plano que busca construir um vínculo emocional com a marca.
  • Comunicação: meios utilizados para fazer a sua empresa aparecer (eventos, campanhas publicitárias, etc).
  • Entrega: o produto ou serviço que o seu cliente recebe ao final da transação.

Vantagens de aderir ao marketing contábil

Ao combinar a tríade de criação, comunicação e entrega, cria-se uma fórmula ideal para atrair pessoas e, consequentemente, fortalecer a marca do seu escritório de contabilidade.

Isso por si só já é um benefício bastante atrativo para se investir em um plano de marketing contábil, porém existem outros como:

  • Garantir reconhecimento para a marca;
  • Construção de uma imagem positiva no mercado;
  • Mostrar seus diferenciais frente à concorrência;
  • Prospecção de novos clientes;
  • Construir um bom relacionamento com os clientes.

Como fazer um plano de marketing contábil?

Definir a tríade criação-comunicação-entrega é apenas uma das etapas para definir a sua estratégia de marketing contábil. Para elaborar um plano robusto é necessário analisar outras questões internas e externas da sua empresa, vamos citar aqui algumas das principais a serem levadas em conta.

Estudo de negócio

Comece definindo o conjunto de ideias em que seu negócio irá se basear, pois isso deve influenciar nos comportamentos de líderes e membros em muitos aspectos de uma organização, além dos rumos que irá tomar. Para determiná-la é preciso determinar:

  • A missão: aquilo que determina a razão de ser do seu negócio e qual a sua entrega ao cliente.
  • A visão: é onde o seu negócio quer chegar em um determinado tempo.
  • Os valores: são os ideais de atitude, comportamento e busca de resultados comuns a todos os envolvidos no negócio.

Estudo de mercado

Depois de definida essa base é preciso descrever como está o ambiente interno (da empresa) e externo (do local e do mercado) do seu negócio. Procure também conhecer a sua concorrência, analisando seus pontos fortes e fracos.

Na análise do macroambiente é necessário considerar âmbitos amplos, como fatores econômicos, demográficos, jurídicos, tecnológicos e outros. Já ao analisar o microambiente você considera os componentes da empresa, como stakeholders, clientes, intermediários, fornecedores, concorrentes e público-alvo.

Objetivos

Identifique e descreva quais os objetivos da sua empresa com o passar do tempo, é preciso ter metas imediatas e outras que merecem maior atenção para acontecerem. Liste no máximo três objetivos para cada período, assim não se perde o foco.

Objetivos de curto prazo são definidos entre 6 e 12 meses, de médio prazo são aqueles de 3 a 5 anos e de longo prazo são colocados entre 10 e 15 anos.

Estratégias

Agora que os objetivos foram definidos, é preciso saber como eles serão atingidos. Para isso é possível planejar um conjunto de ações defensivas e ofensivas, com a intenção de criar uma oposição sustentável no mercado e cursar o futuro do seu negócio.

  • Custo: essa estratégia é focada na busca pela eficiência de produção e de volume, além do controle da distribuição da renda publicitária, pesquisa e assistência técnica e, por fim, no preço como principal diferencial para o consumidor.
  • Diferenciação: aqui o foco é no investimento em imagem, canais de distribuição, pesquisa, capacitação técnica dos funcionários e assistência técnica. Ou seja, tudo que pode diferenciar o seu produto ou serviço frente ao mercado.
  • Foco: centraliza as ações para oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor e dessa maneira alcançar o status de único por seu consumidor.

Métricas

Depois de um plano de ação ser colocado em prática é necessário saber se ele foi eficiente. Os indicadores-chave, ou KPIs (Key Performance Indicator), servem para fazer tais avaliações, estabelecendo métricas para medir o desempenho de uma campanha. 

A definição de quais indicadores serão usados para mensurar os resultados da sua empresa dependem de segmento, objetivo, condições de mercado, entre outros.

Esse artigo te ajudou? Compartilhe essa informação! Em breve voltaremos com mais conteúdos sobre contabilidade, auditoria, advocacia e desenvolvimento humano.