Consultoria em gestão financeira
Autor: conteudo | 28/06/2021Você já parou para pensar sobre as funções desempenhadas por um profissional contábil na sua empresa? Muito além de realizar pagamentos ou auxiliar com as obrigações acessórias, o contador é um dos elementos básicos para uma gestão financeira adequada.
Assim, este é um profissional que contribui para uma visão estratégica e com foco em resultados, fazendo com que a empresa alcance o sucesso necessário. Por isso, vamos explorar nesse artigo mais sobre o papel de uma boa consultoria na gestão financeira de um negócio. Acompanhe tudo a seguir.
O papel do contador
Uma importante função desempenhada pelo contador consultor é a de aumentar a competitividade da empresa em relação aos seus concorrentes. Portanto, para que os empresários possam tomar boas decisões de mercado, o profissional contábil coloca à sua disposição um banco de dados com informações confiáveis e sólidas.
A partir daí, a empresa pode fazer investimentos regulares para mantê-la no mercado e também expandi-la. Esse tipo de consultoria cabe aos contadores, que usam de sua experiência e especialização para manter o negócio em movimento.
Gerenciamento tributário
Outro papel relevante é aquele associado à organização do pagamento de impostos. Normalmente a gestão fiscal é algo complexo e que pode confundir muitos empresários, por isso é extremamente importante ter o suporte do profissional contábil para realizar a demanda.
Cabe ao contador identificar o regime tributário ideal para a organização, fazendo com que ela tenha um cronograma detalhado de impostos e não deixe de realizar nenhum pagamento. Lembrando também que as leis tributárias estão em constante mudança, por isso um profissional atualizado será essencial para esse trabalho.
Contabilidade gerencial
A contabilidade voltada para a gestão gera indicadores que auxiliam nas decisões tomadas por parte da empresa, sendo fundamental para determinar o destino do negócio. Seu principal objetivo é fazer com que as informações contábeis cheguem a todos os funcionários que necessitam delas.
Formada por um conjunto de técnicas e procedimentos, a contabilidade gerencial busca esclarecer informações a todos os envolvidos no ambiente corporativo, ou seja, os colaboradores, gestores e funcionários. Suas demonstrações financeiras fornecem o conhecimento necessário para a tomada de decisões da gestão empresarial.
Contabilidade externa
Agora, falando sobre contabilidade externa, podemos defini-la como a representação da situação contábil real das organizações. É um processo que cria um elo de comunicação entre a empresa e seus stakeholders.
A divisão entre a contabilidade externa e interna visa facilitar a execução dos processos do negócio, fazendo com que a informação correta chegue mais rapidamente aos gestores. Assim, cabe ao profissional contábil junto ao administrador seguir todas as diretrizes da legislação em vigor, a fim de facilitar este trabalho.
Como pudemos ver, a gestão financeira de uma empresa é uma função complexa e essencial para a vida útil de um negócio. Contar com um profissional contábil especializado facilita e muito o trabalho, assim como elimina possíveis dores de cabeça do administrador.
Este artigo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais! Também fique ligado no blog do Grupo Accord, toda semana temos novidades para você, além de soluções práticas em contabilidade, auditoria, advocacia e desenvolvimento humano.