Recrutamento e seleção em tempos de pandemia. É possível?

Com o novo Corona vírus muitas coisas tiveram de ser adiadas, canceladas, reavaliadas… e uma delas foi o recrutamento e seleção das empresas. E o que mais preocupa é: Será que é possível contratar pessoas em tempos de pandemia?

A resposta é SIM! Mas para isso, confira as dicas que a galera do nosso setor de DH – Desenvolvimento humano preparou para você!

1. Faça a aplicação de testes on-line

Uma alternativa para o RH evitar esses encontros presenciais é a automatização dos testes. Existem várias plataformas digitais que disponibilizam esse tipo de ferramenta. Com a automatização dos testes, os candidatos podem respondê-los da sua casa, sem a necessidade de se deslocar até a empresa.

2. Faça entrevistas ao vivo

Com as entrevistas por vídeo ao vivo, você pode fazer as primeiras etapas do processo de seleção com os candidatos por meio de vídeos ao vivo, conferindo, para o seu processo de recrutamento e seleção, muito mais agilidade e eficiência. Isso porque não há a necessidade de contato direto com o candidato, o que evita o possível contágio com o Coronavírus.

Para isso, basta agendar o dia e a hora com um candidato. O sistema gera um link, que você compartilha com o profissional. Ele acessa e vocês podem conversar como se ele tivesse ido ao escritório da empresa.

3. Realize entrevistas gravadas

Com um software de recrutamento e seleção, ainda é possível que o candidato grave as entrevistas. Funciona assim: você envia, para ele, um roteiro de perguntas ou propõe que ele exponha alguma conquista profissional ou fale de algum desafio que enfrentou na carreira, por exemplo.

O candidato grava o vídeo e o recrutador pode analisar, posteriormente, determinadas questões, como a comunicação interpessoal do candidato, a oratória, a dicção, a capacidade de expor e sintetizar ideias, entre outros fatores.

Isso também otimiza o tempo da equipe de recrutamento e seleção, já que a agenda do recrutador não fica bloqueada, e ele pode assistir ao vídeo no momento mais oportuno. Outra vantagem é que é possível compartilhar o material com outros analistas e gestores. Todo esse cenário torna possível que a equipe de Recursos Humanos se dedique a questões mais estratégicas na organização.

Diante de cenários como o que estamos vivendo hoje, em que uma pandemia decorrente do Coronavírus é iminente, contar com a ajuda da tecnologia é uma excelente solução para dar andamento aos processos de recrutamento e seleção, ao mesmo tempo em que esses processos são otimizados.

Outra vantagem é que você evita um grande número de pessoas circulando pela empresa, o que ajuda a diminuir a difusão do contágio, preservando a sua saúde e a dos demais colaboradores da organização.