Grupo Accord | Integrando soluções

Você já ouviu falar em contabilidade 4.0?

Em um cenário de constantes mudanças por causa da tecnologia, o mercado de contabilidade não iria ficar imune. “Isso quer dizer que o meu escritório de contabilidade precisa passar por uma transformação digital?” A resposta é sim!

Nesse artigo iremos te contar em mais detalhes sobre a contabilidade 4.0 e o que ela significa para o seu negócio. Acompanhe.

O que é contabilidade 4.0?

Deixar de lado grande parte dos processos manuais, utilização de documentos impressos e comunicações mecânicas, para adotar um perfil mais tecnológico, através de meios digitais, garantindo mais rigidez, velocidade e precisão às atividades. A esse processo damos o nome de contabilidade 4.0.

A utilização dessas soluções automatizadas vieram para agregar valor e produtividade ao dia a dia do profissional, mas sem diminuir a sua importância e papel estratégico nos negócios atuais. Dessa forma, vemos que a contabilidade 4.0 anda lado a lado com a contabilidade consultiva.

Quais os desafios relacionados à contabilidade 4.0?

Para colocar todas as características da contabilidade 4.0 em prática, os escritórios ainda contam com alguns desafios. Veja quais são:

1. Acompanhar constantemente as atualizações

Para fazer jus à contabilidade 4.0, a dinâmica de atualização dos meios e metodologias utilizados no dia a dia do contador e dos escritórios contábeis é bastante acelerada. Isso significa que os profissionais e empresas da área precisam se manter atualizados com as novidades.

Diariamente surgem novas soluções, ferramentas, assim como novas leis e regramentos atualizando a forma como os processos contábeis devem ser executados. Essas mudanças frequentes podem dificultar a adaptação dos profissionais, exigindo um envolvimento ainda maior deles para se manterem em conformidade com novas práticas e normas. 

2. Buscar capacitações e especializações capazes de contribuir com a rotina do profissional

Um reflexo direto das atualizações frequentes do meio contábil, o profissional da área precisa, com isso, buscar capacitação constante. Ele pode fazer isso por meio de cursos regulares, especializações ou atualizações rápidas.

Essa postura de aprimoramento e atualização profissional constante garante que sejam oferecidos serviços mais modernos e eficientes para o consumidor.

3. Estar por dentro das tendências de marketing no setor contábil

O marketing foi outra área que passou por uma grande transformação digital. Hoje, por exemplo, existe uma grande demanda sobre o marketing digital, baseado na internet e mídias sociais.

E se engana quem pensa que o marketing não pode auxiliar nas demandas de um escritório contábil. Utilizar as ferramentas mais modernas e adequadas desta área contribuem de forma a aprimorar a imagem do negócio e prospectar novos clientes.

4. Desenvolver uma visão estratégica

Durante muito tempo a contabilidade foi vista como uma área burocrática, focada apenas em processos manuais e expedientes repetitivos. Mas atualmente o que temos é uma área mais estratégica, preocupada com as demandas do cliente e em oferecer as melhores soluções para as suas dores.

Sair de uma posição mais operacional e assumir uma visão estratégica exige conhecimento e uma postura inovadora, o que requer mudanças de cultura e, em alguns casos, investimentos de tempo e recursos financeiros. Isso é altamente recomendável para escritórios que desejam maior vantagem competitiva no mercado.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando a Accord, em breve voltaremos com mais conteúdos sobre contabilidade, finanças e empreendedorismo.