Grupo Accord | Integrando soluções

Treinamento e prática: o quarto pilar da consultoria consultiva

É comum ver pessoas que passaram por uma faculdade ou estão ativas há muitos anos no mercado pensarem que já possuem toda a aprendizagem necessária para seus trabalhos. Porém, elas se esquecem de que conhecimento é um exercício constante, portanto devemos estar sempre em busca de renovação.

Isso é bastante válido se você está entrando no campo da consultoria consultiva ou é um novato da área. E para explicar melhor sobre isso, hoje vamos debater o quarto pilar: Treinamento e Prática.

Não deixe de conferir também os demais materiais publicados sobre os pilares da consultoria consultiva: 

Introdução: Os pilares da contabilidade consultiva
O primeiro pilar da contabilidade consultiva: método científico contábil
O segundo pilar da contabilidade consultiva: contador protagonista
O terceiro pilar da contabilidade consultiva: reposicionamento estratégico

Depois de passar por todos esses artigos você estará pronto para saber sobre mais um importante passo na jornada do contador-consultor. Veja agora as próximas informações que temos para você.

O treinamento do contador

Imagine este cenário: um contador recém-saído da faculdade descobre sobre a consultoria consultiva e resolve se arriscar na área mesmo com pouquíssima experiência na bagagem. Ou também, um profissional que trabalha há anos no mercado e resolve atuar como contador-consultor, mas sem ter pesquisado a fundo sobre o que empregar nesta nova função.

Não lhe parece que nenhum dos dois será bem-sucedido, certo? Eles podem até conseguir clientes, principalmente o contador que já possui experiência e um bom networking, porém as chances de não conseguirem achar soluções para os problemas da empresa ou do empresário são grandes.

Portanto, o contador-consultor que estiver iniciando nesta área deve se atentar a duas coisas:

  1. Ter certeza de que seus conhecimentos em contabilidade estão em dia e ele tem total domínio sobre todas as operações necessárias para esta função;
  2. Pesquisar a fundo sobre resoluções de problemas, manejo de equipe, relação com os clientes e todo tipo de conhecimento que compete a um contador-consultor.

Não importa se você está no início da carreira ou é um veterano, certifique-se de que o seu trabalho está sendo feito da melhor maneira possível e nunca julgue que já tem conhecimento demais. Lembre-se de que o mercado se atualiza constantemente, por isso você deve buscar sempre a excelência na sua profissão.

Conhecimento em prática

Dito isso, também é importante salientar que não adianta ter todo este conhecimento sem nunca colocá-lo em prática. Mas para isso, o ideal é tentar controlar as suas expectativas a princípio e ter ciência de que os erros acontecerão.

Não se envergonhe caso o cliente não concorde com algum apontamento seu ou se alguma interpretação sua se mostrar equivocada. A partir deste tipo de experiência é que você poderá tomar notas e evoluir como profissional, por isso não tenha medo de errar, isso irá aumentar a sua bagagem de conhecimento como contador.

Durante este período de aprendizagem na prática, revisite os seus conhecimentos sempre que necessário, busque informações que podem ajudar na resolução do problema de um cliente e a apresente de forma clara e objetiva durante uma próxima reunião.

Outra dica valiosa é buscar aconselhamento. O mercado possui profissionais que atuam e possuem êxito na área de consultoria consultiva, você pode encontrá-los indo a palestras, seminários e cursos. Essa é uma ótima oportunidade de expandir o seu networking, ao mesmo tempo em que recebe sugestões acerca de sua própria carreira.

Com esses conselhos em mente é hora de colocar em prática! Também fique ligado nos artigos do Grupo Accord, toda semana temos novidades para você, além de soluções práticas em contabilidade, auditoria, advocacia e desenvolvimento humano.

Compartilhe este artigo nas redes sociais e até a próxima!