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Tecnologia acessível: o sexto pilar da contabilidade consultiva

Chegamos ao último artigo da série sobre os Pilares da Contabilidade Consultiva. Depois de várias dicas sobre método, protagonismo, reposicionamento, treinamento e relações com clientes, vamos finalizar discutindo acerca do futuro deste setor.

É comum ouvirmos sobre como a tecnologia tornará diversos trabalhos humanos obsoletos, e o contador pode estar entre eles. Mas isso não é motivo para pânico. Na verdade, vamos ver aqui como o contador consultor vai manter uma posição de extrema importância no mercado. Veja mais sobre isso abaixo.

Robôs no lugar de contadores

A tecnologia está em constante avanço com o objetivo de otimizar diversos aspectos da vida humana. Temos acesso hoje a diversas ferramentas que buscam melhorar aspectos do nosso dia a dia, do lar, das relações humanas e do trabalho.

Portanto, o que podemos inferir é que qualquer modelo baseado em método, organizado e que advém de raciocínios lógicos pode e será substituído pela tecnologia. E o que se encaixa nessa descrição? Isso mesmo, a contabilidade de uma empresa.

Não é difícil imaginar como, em breve, teremos à nossa disposição uma série de inteligências artificiais que terão como gerir a contabilidade de um negócio a partir de dados. Então, qual será o papel do contador nesta história?

Relacionamento humanizado

Não é à toa que o nosso artigo sobre o 5º pilar falava sobre relacionamento com o cliente. Este deve ser um dos principais diferenciais da consultoria consultiva frente à tecnologia.

É fácil pensar em um cenário que contabilidades sejam apresentadas em um piscar de olhos por inteligências artificiais. Mas quem fica responsável pelo que fazer com esses dados? Em frente a diagnósticos preocupantes vindos de uma empresa, cabe ao contador consultor traçar estratégias para conduzi-la à prosperidade

O contador terá um foco muito maior em trazer um relacionamento humanizado para o cliente. Ele ficará responsável por transformar os dados fornecidos pelos robôs em ações a serem implementadas dentro de um negócio. 

Como pudemos perceber, a tecnologia está cada vez mais acessível e deve interferir em cada vez mais postos de trabalho. A questão aqui é que ela não pode substituir um tratamento humanizado e a relação de confiança que o contador estabelece com o seu cliente, fazendo deste o seu principal diferencial.

Gostou da nossa série sobre os Pilares da Contabilidade Consultiva? Não deixe de conferir os artigos anteriores e fique atento para novos conteúdos aqui no site. Até a próxima!