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Métricas de crescimento para SaaS: quais as principais para você?

Você deve saber que existem vários tipos de modelo de negócios. Normalmente, os mais tradicionais, trabalham com indicadores de sucesso, KPIs como ebitda, lucro líquido e margem operacional

No entanto, estamos avançando no tempo e as novas tecnologias têm se instalado cada vez mais nas empresas. Empresas dos mais diversos segmentos têm surgido com produtos que antes ninguém nem imaginava precisar. Entre os exemplos podemos citar empresas que vendem gestão por nuvem e armazenamento de dados.

A partir daí podemos identificar um novo modelo de negócio. E como bem sabemos, cada modelo de negócio tem suas métricas e suas formas de saber o que está dando certo ou não. Um desses novos modelos é o modelo SaaS, e é justamente sobre ele que queremos falar hoje. 

As Métricas SaaS estão aí para auxiliar esses novos negócios a encontrarem indicadores de sucesso. Logo é importante conhecer os principais KPI ‘s desse mercado para que você consiga chegar onde pretende com a sua empresa.  

Confira abaixo as 4 principais métricas SaaS, lembrando que toda empresa possui suas particularidades e os índices de avaliação variam de acordo com cada contexto

As 4 principais métricas SaaS para monitorar seu negócio

Antes mesmo de falarmos sobre as 4 principais métricas, temos que falar para que elas servem dentro desse modelo de negócios. As métricas são essenciais para identificar o sucesso ou fracasso de uma estratégia, para saber onde estão as falhas e os acertos. 

O fato é que os negócios SaaS são mais complexos que empresas de modelos tradicionais. As métricas de negócios tradicionais falham para capturar os fatores chave que garantem o sucesso de empresas SaaS.

Medir é uma condição básica para chegar onde se quer. Vamos agora às 4 principais métricas? 

01. CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Essa métrica não é das mais complexas de entender. A sigla CAC significa custo por aquisição, e retrata exatamente o que o nome diz: quanto uma empresa gasta para conseguir um cliente

Dentro do universo da venda de softwares, por exemplo, se seu cliente paga uma mensalidade para utilizar um gerenciamento de dados como um Big Data na nuvem, é necessário estar atento às desistências dos clientes que naturalmente podem acontecer no meio do caminho.

Vamos explicar! Se a “assinatura” não possui um ticket médio alto, como é de costume nesse tipo de serviço, sua empresa não pode ter um CAC alto, pois custará para cobrir o prejuízo da debandada de clientes. Se o cliente pode ir fácil, o custo para conquistá-lo deve ser baixo. 

02. Annualized Run Rate (ARR) 

ARR significa taxa de execução anualizada (também conhecida por Annual Recurring Revenue). Simplificando, é a receita recorrente gerada pelo seu negócio SaaS ao longo de um ano: ARR = MRR x 12.

A maioria dos negócios de SaaS gera a maior parte de sua receita de assinaturas mensais, tornando o MRR (Receita Mensal Recorrente) o indicador mais claro de geração de receita. No entanto, algumas empresas lidam principalmente com contratos anuais. Isso faz do ARR uma métrica mais fácil e útil para esses negócios.

3. MRR – Monthly Recurring Revenue

MRR é mais uma sigla em inglês para você colocar em sua lista de métricas SaaS.

MRR significa Monthly Recurring Revenue, traduzindo, Receita Recorrente Mensal. Essa métrica trata-se da soma de todas as receitas pagas por seus clientes em um mês.

Essa é uma típica métrica de resultados, isto é: ela mostra como seu negócio está indo e se sua meta de receitas mensais está sendo atingida. Pode também ser analisada ao longo do tempo para avaliar a evolução de seu negócio.

4. Churn Rate

E para finalizar, precisamos falar sobre a taxa de desistência de clientes, o famoso Churn Rate. Essa métrica é um verdadeiro terror de quem trabalha no mercado SaaS. Geralmente avaliada mensalmente, essa é a taxa que vai indicar quantos clientes foram perdidos em determinado mês. 

Perder um cliente nunca é somente perder um cliente, é ter um retrabalho de conquistar outro. Significa diminuição do seu MMR e quem sabe até do seu ARR, dependendo dessa taxa, se grande demais ou não. 

O cálculo da Churn Rate é feito com está fórmula:

Número de abandono de clientes / número de clientes no início do período x 100 

Gostou de conhecer mais sobre as métricas de SaaS? Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. O Grupo Accord tem total disponibilidade e capacidade para auxiliar você a encontrar os melhores indicadores de sucesso para o seu negócio.

Fique ligado em nosso blog, toda semana temos conteúdo novo para você. Até a próxima!