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Entenda os porquês das fusões ou aquisições de empresas serem importantes

Com certeza você já deve ter ouvido sobre o processo de fusão ou aquisição de empresas. Mas você sabe qual a importância dessas ações? 

No mercado corporativo, as fusões ou aquisições são utilizadas como estratégias para otimização do fluxo operacional. Porém, para que isso aconteça é necessário um planejamento adequado e a qualidade de dados tributários e contábeis.

Confira neste artigo como funciona o processo de fusões e aquisições de empresas, bem como a importância deles para um negócio. 

O que é uma fusão?

Esta é uma técnica utilizada para reorganizar uma empresa por meio da união de duas ou mais organizações em uma nova. A partir daí, as instituições originais não mais existem, prevalecendo a sua sociedade. 

Existem cinco tipos mais comuns de fusões, a escolha por uma delas dependerá da finalidade da transação comercial, da função econômica e relacionamento entre as organizações da fusão. Confira mais sobre cada uma abaixo:

  1. Fusão horizontal: realizada entre organizações concorrentes, seu intuito é formar uma nova empresa, com mais participação de mercado, obter economias de escala e aumentar a área de atuação.
  1. Fusão vertical: parte da união de duas ou mais organizações e filiais que são produtoras de serviços ou bens diferentes para um determinado produto final. O objetivo aqui é promover a proteção do investimento principal, além de garantir mais controle sobre as atividades, matérias-primas e mais facilidade para a distribuição.
  1. Conglomerado: é a junção de empresas que possuem atividades comerciais totalmente não relacionadas, assim o objetivo se caracteriza por ser aproveitar oportunidades de investimentos e diversificação do risco.
  1. Fusão de extensão de mercado: acontece na união entre duas ou mais instituições que realizam a produção dos mesmos produtos, porém em mercados distintos. Essas empresas objetivam a extensão de mercado, com uma base de clientes maior.
  1. Fusão de extensão de produto: dá-se esse nome para a junção entre duas ou mais empresas cujos produtos relacionam-se e que atuam em um mesmo mercado. O processo possibilita o agrupamento dos produtos das empresas e o acesso a um número maior de consumidores, aumentando a lucratividade.

O que é uma aquisição?

Diferente da fusão, a aquisição funciona de forma mais unilateral, pois acontece quando uma empresa compra o controle acionário de uma outra. Em caso de uma aquisição global do patrimônio dessa instituição, a compradora tem o controle total e a companhia adquirida é extinguida. 

Esse processo funciona como uma estratégia de crescimento, pois a empresa identifica que é mais vantajoso assumir as operações de uma instituição atuante no mercado do que se expandir por conta própria. É uma ação comum em negócios grandes, que têm dificuldade em continuar em expansão sem perder a sua eficiência.

As aquisições podem ser tanto hostis quanto amigáveis:

  • Aquisições hostis: quando a compra no mercado aberto da maioria do capital de uma organização acontece contra a vontade do Conselho de Administração dessa instituição.
  • Aquisições amigáveis: os executivos da organização a ser comprada veem a operação como vantajosa e oferecem apoio ao comprador no processo de due diligence.

Além disso, ainda há duas maneiras de se fazer uma aquisição:

  • Opção 1: o comprador adquire a maioria do capital de controle da organização adquirida, ou seja, suas ações. Esse modelo de transação engloba todo o passivo que a compradora assumiu no passado e todos os riscos que ela encara no seu ambiente comercial.
  • Opção 2: a empresa adquire os ativos líquidos da sociedade, em vez das  ações. O capital que a instituição compradora recebe é pago aos seus acionistas, por meio de liquidação ou por um alto dividendo.

Por que as fusões e aquisições são importantes?

Existem diversos motivos pelos quais as empresas podem se sentir impelidas a realizar uma fusão ou aquisição. Geralmente, esses processos são vistos como uma maneira de maximizar a competitividade e uma oportunidade de crescimento para a organização. 

Ao se fundir, ou serem compradas, vemos que a empresa formada é maior do que as que existiam anteriormente. Por conta disso, vários custos e problemas operacionais podem ser resolvidos mais rapidamente., além de aumentar a sua competitividade de mercado e poder de barganha com os fornecedores.

Por outro lado, vale ressaltar que a estratégia também pode ser um efeito inverso dependendo do mercado, causando a redução de concorrência e prejudicando o consumidor, que fica sem alternativa de preços de serviços e produtos.

De forma geral, as fusões e aquisições acontecem por conta de:

  • Estratégia: uma forma ágil de possibilitar a expansão de um negócio é comprar ou se unir a uma empresa com um histórico de sucesso.
  • Especulação: aqui a empresa adquirente vê a adquirida como um investimento, ou seja, ela investe em um negócio com grande potencial de lucro para ser posteriormente inserida ou dividida para a venda com o custo bem maior.
  • Falha gerencial: no caso de falhas gerenciais em que não há mais a oportunidade de correção, a última saída da empresa é apostar na fusão ou aquisição.
  • Necessidade financeira: organizações que passaram por um erro na estratégia e se viram perdendo valor de mercado e confiança de seus acionistas podem optar por se unir a uma empresa mais bem-sucedida ou comprar negócios menores, que tenham situação financeira mais favorável.

Como os processos acontecem?

Antes de tudo, é necessário verificar ambos os negócios, a fim de ter um processo seguro. Assim, deve-se analisar: o capital humano; a carteira de clientes; a cultura organizacional; o posicionamento no mercado e o tempo de atuação.

Essa análise é primordial para que os processos sejam vantajosos para todas as empresas relacionadas, oferecendo resultados promissores a longo prazo.

Durante uma fusão, podemos considerar as seguintes etapas para a tramitação: 

  • Realização de uma avaliação de ambas as empresas;
  • Estudo dos possíveis impactos no mercado;
  • Planejamento dos processos internos de cada uma delas, de modo que a transição seja feita sem prejuízos para os stakeholders.
  • Planejamento da estrutura da nova empresa, sendo que ambas as organizações podem compartilhar a direção do negócio.

Já na aquisição consideramos as seguintes fases: 

  • Realização, por parte da empresa compradora, de uma proposta que seja congruente com o cenário de mercado da organização a ser adquirida;
  • Avaliação da proposta, por parte da empresa adquirida, conferindo a situação atual da organização;
  • Contratação de uma consultoria independente para conseguir dados mensuráveis e estatísticos sobre a empresa comprada.
  • Planejamento da estrutura da nova empresa pela compradora e adoção das responsabilidades da empresa adquirida. 

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