Grupo Accord | Integrando soluções

Contador x Empresário: uma relação transparente

contador analisando dados

Você é amigo do seu contador? Essa pergunta pode parecer estranha, mas é que na relação entre contador e empresa não pode haver segredos ou espaço para certas vergonhas.

Uma empresa , seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa ser totalmente transparente com o seu contador.

Essa relação pode ser primordial para a saúde dos negócios, principalmente na área financeira.

Entre as funções do contador, por exemplo, está a elaboração e reunião de todos os demonstrativos e relatórios periódico. Isso permite apresentar, a situação real da empresa e auxiliar na tomada de decisões. 

A gestão que busca eficiência deve sempre confiar em seu contador. Justamente por apontar indicadores de melhorias ou de déficits, é que os gestores devem estar atentos ao que o setor de contabilidade fala.

Da mesma forma o contador deve ganhar a confiança do empresário por meio de sua assertividade e transparência. 

Imagine que o empresário precisasse pensar em todos os investimentos, estratégias, custos, controle de colaboradores, abastecimento e ainda analisar precisamente a parte contábil e fiscal, tudo ao mesmo tempo.

Não lhe sobraria disponibilidade para as atividades de gestão, por isso a contabilidade é tão importante. 

Qual o contador ideal?

Antes de qualquer coisa, todo contador precisa ter seu registro Conselho Regional de Contabilidade, CRC, do Estado em que atua. Você confiaria, por exemplo, em um médico sem registro no conselho de medicina?

Com um contador é da mesma forma. Esse registro é a prova oficial de que o profissional tem a formação necessária para exercer sua função. 

Após comprovada a formação e competência, é interessante que o contador esteja antenado e atualizado sobre os principais acontecimentos sócio-políticos do país.

Sim, bem mais do que saber sobre o mundo dos negócios é importante entender de legislação, política e economia. 

O ideal, antes de contratar, é definir bem o que você espera da relação com o seu contador. Essa parceria deve ser pautada por valores éticos e morais, além de confiança e competência.

Ao fazer isso, você deixa claro ao seu parceiro o que quer e evita eventuais problemas profissionais por falta de alinhamento. 

Seja totalmente transparente

Certos momentos fazem o empreendedor ficar um pouco envergonhado de sua gestão, principalmente na área financeira. Mas contratando um contador, tudo tem que estar às claras, seja dívidas, maus negócios, investimentos errados ou qualquer outra coisa. 

É importante documentar tudo e deixar o contador ciente do que está acontecendo na vida financeira da empresa.

Pois assim ele poderá ajudar da melhor forma, propondo soluções organizando o que está desorganizado e realizando o trabalho estratégico de deixar tudo nos conformes. 

Gostou do nosso artigo? Fique atento às nossas redes sociais, toda semana soltamos um material diferente para você.