Grupo Accord | Integrando soluções

A importância de acompanhar os indicadores financeiros da sua empresa

indicadores-financeiros

Controle dos indicadores financeiros é uma expressão de lei em qualquer negócio. Afinal, sem o monitoramento adequado das suas finanças, como a sua empresa poderá crescer em um mercado cada vez mais concorrido?

Dessa forma, acompanhar de perto as finanças de um empreendimento significa tomar decisões mais planejadas e combater qualquer tipo de dificuldades ou imprevistos relacionados à sua área de atuação.

Acompanhe a seguir as principais informações sobre controle de indicadores financeiros e como isso interfere na sua empresa.

O que são indicadores financeiros?

A melhor alternativa para se ter um bom controle financeiro é fazer análises precisas dos indicadores financeiros do empreendimento.

Mas o que seria isso? São todas as métricas de desempenho que se relacionam com as finanças de uma empresa. Eles focam em auxiliar nos cálculos e fazer com que um empreendedor saiba qual a real situação monetária do seu negócio.

Assim, através desses indicadores a empresa consegue saber se seus resultados financeiros estão sendo como esperado, ou se será preciso realizar algum ajuste, por exemplo.

Quais são os tipos de indicadores financeiros?

Cada um dos indicadores de uma empresa possuem uma finalidade específica, assim, a partir da sua análise, o empreendimento pode estar preparado para enfrentar o mercado, suas oportunidades e ameaças.

Dessa forma podemos apontar como principais indicadores financeiros os seguintes:

  • Lucratividade: indica a capacidade de um negócio obter resultados. Uma queda na taxa, por exemplo, revela a necessidade de uma intervenção para resolver os problemas da receita.
  • Rentabilidade: trata do retorno sobre os gastos com alguma atividade. Quando negativo, essa taxa mostra as decisões que precisam ser tomadas em relação à precificação, despesas e até mesmo o regime tributário.
  • Índice de Liquidez: é a velocidade com que um ativo pode se transformar em dinheiro.
  • Indicador de Atividade: calcula os ciclos das atividades empresariais, desde a gestão de estoque até o prazo para a entrega de produtos aos clientes.

Vantagens dos indicadores financeiros

Agora que você já sabe quais são e como funcionam os indicadores financeiros de uma empresa, vamos falar sobre os benefícios de realizar o monitoramento destes no seu negócio.

Tomada de decisão mais assertiva

Com os indicadores financeiros, uma empresa sabe exatamente quais os riscos pode assumir e como deve agir em cada situação no dia a dia.

Alguns indicadores, como o de nível de endividamento, por exemplo, podem ser empregados para proporcionar mais clareza ao gestor sobre seus investimentos, de acordo com o seu orçamento e suas dívidas.

Acompanhamento do desenvolver da empresa

Outro benefício do indicador financeiro é que eles são a base para o acompanhamento eficiente de um negócio.

Para você ter uma ideia, se sua empresa atua com grama sintética decorativa, fica muito mais rápido e simples estabelecer comparações dos seus resultados e ajustar as estratégias necessárias para se desenvolver, que faz com que o acompanhamento da empresa seja mais eficiente.

Como você pode perceber, os indicadores financeiros são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, não deixe de contar com um bom suporte em contabilidade para garantir a correta análise e interpretação dessas métricas.